Posso usar meu endereço residencial para o cnpj da empresa?

Atualizado: Jul 31

Ao abrir uma empresa, é necessário escolher um endereço para registrar o cnpj e muitos empreendedores recorrem ao uso do endereço residencial para essa regulamentação.

Usar o endereço residencial no CNPJ, apesar de parecer a solução mais óbvia, pode pesar no orçamento, continue a leitura para saber mais!


Endereço residencial — condições para uso


É possível, sim, usar o seu endereço residencial para criar e regulamentar uma empresa, mas nem toda atividade comercial se encaixa nessa possibilidade!

Isso é liberado apenas para atividades que dispensam a existência de espaço próprio para serem executadas. É o caso das MEI’s. (Microempreendedor Individual), o que pode não se aplicar para a maioria dos prestadores de serviços e empresas que precisam fisicamente de espaço para existir.

A contratação de um Endereço Fiscal em um espaço compartilhado/coworking pode ser uma alternativa bem interessante financeiramente, visto que nem todos podem bancar o peso do aluguel ou da compra de imóvel, além de todo o custo e responsabilidade que demanda um imóvel, impactando o orçamento anual.

Outras atividades, como comércio e indústria, precisam contar com outro tipo de endereço.


Usar o endereço residencial no CNPJ pesa no orçamento


A partir do momento que um endereço residencial é usado para fins comerciais, a pessoa deve pagar a mesma alíquota dos prédios comerciais de IPTU, de 1,5%, ao invés do 1% de imóveis residenciais.

Para descobrir quem se adequa a isso, as Prefeituras cruzam dados com a Receita Federal para identificar quem usa a própria residência como endereço comercial.


Endereço fiscal — alternativa viável e econômica


Uma alternativa mais financeiramente acessível e prática de provar a existência física e jurídica do negócio é o uso do endereço fiscal.

Ele é usado apenas para o registro da empresa, sem qualquer relação à realização do trabalho que a empresa virá a prestar no mercado.

Um exemplo é o serviço de endereço fiscal realizado pelo Teu Coworking, que administra a chegada de correspondências das empresas e possibilita a armazenagem em depósito, contribuindo para a redução de custos, de burocracia e regularização do negócio.


O uso do endereço fiscal é uma oportunidade perfeita de trazer mais estrutura ao negócio, separar as obrigações fiscais das atividades remuneradas e se livrar de alguns dos custos e da burocracia do processo de regularização de empresas!


A CEO do grupo Centaurea Professional Logistics, Alessandra Lopasso, explica que o grande diferencial do TEU CWK é a possibilidade de ter toda a solução que suas empresas do grupo precisam. Sala privativa, endereço comercial e endereço fiscal, com inscrição municipal e inscrição estadual, Central Telefônica com ramais VOIP, atendimento personalizado e recepção e complementou:

“ Geralmente, os coworkings são criados para compartilhar espaços de trabalho, mas no Teu CWK nós usufruímos de uma estrutura completa, num ambiente amplo, moderno, limpo e seguro, para a nossa equipe, além de conforto e privacidade para nossos clientes".


Conclusão


O registro de CNPJ pede por um endereço como referência, sem exceções. Para isso, pode-se escolher um comercial, residencial ou fiscal.


O comercial próprio, exige um investimento alto para a compra ou aluguel de espaço além de toda a estrutura funcional que demanda nestes ambientes, enquanto o residencial resulta no aumento de taxas no imposto predial.


Já o endereço fiscal oferece referência para instâncias federais, estaduais e municipais a baixo custo e sem alteração tributária.


Precisa de um endereço fiscal em São Paulo? O Teu Cwk é um espaço de coworking, localizado na Lapa (SP), ideal para fazer o registro fiscal da sua empresa!


0 visualização
Contate-nos

Rua Hungara, 379

Lapa | São Paulo/SP

Tel: +55 11 2155.5521 | 11 99704.1134
comercial@teucwk.com.br

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 TEUCWK é uma iniciativa da Centaurea.